Ação Social

Ação Social

APOIO ALIMENTAR ÀS FAMÍLIAS CARENCIADAS

O apoio alimentar dá resposta a agregados familiares carenciados residentes na zona de residência das famílias apoiadas é Nova Oeiras, na medida, que este é um dos critérios para iniciar o apoio, contudo, quando na sua área de residência não existe resposta, é prestado apoio alimentar pontualmente até a situação ser aceite pela instituição de referência. Sendo feita uma avaliação inicial e posterior acompanhamento.

PROGRAMA DEMOGRAFIA, QUALIFICAÇÕES E INCLUSÃO (PDQI)

Prevê-se desenvolver este programa ao longo do ano de 2024, abrangendo 120 beneficiários da zona de residência de Oeiras (Figueirinha, Bairro Pombal).

Para além da entrega dos produtos alimentares, está previsto a realização de sessões de acompanhamento com as famílias.

Salientamos que este programa é financiado por fundos Comunitários tendo como principal objetivo combater a pobreza e a exclusão social.

PROJETO “DAR NÃO CUSTA” – VENDA SOLIDÁRIA

O Projecto “Dar não Custa” consiste, por um lado, na recolha de bens/produtos que a grande parte das Pessoas têm e que já não utiliza, e por outro lado, na realização de uma venda.
A venda está disponível às 2ª, 4ª e 6ª feiras das 15h00 às 18h00, assim como, se realiza uma venda mensal, cuja receita reverte a favor daqueles que mais precisam. Esta feira mensal realiza-se aos últimos fins-de-semana de cada mês.
Os produtos vendidos encontram-se em bom estado de conservação e o preço é muito acessível.

DESPENSA VAZIA

É importante também destacar o contributo dos Paroquianos através das campanhas “Despesa Vazia”. Através destas doações conseguimos reforçar quase todos os meses a quantidade de produtos alimentares distribuídos às famílias.

FARMÁCIA SOLIDÁRIA

Este projecto conta com a colaboração da Farmácia SACOOR e visa dar apoio a famílias e idosos em situação de vulnerabilidade, através da aquisição de produtos farmacêuticos que possam melhorar a sua qualidade de vida.

“SORRI BEBÉ”

Pretende dar resposta às Famílias carenciadas com crianças dos 0 aos 3 anos, residentes na União de Freguesias Oeiras e São Julião da Barra, Paço d’ Arcos e Caxias.
O objetivo é garantir a aquisição de produtos essenciais ao bem-estar da criança e da mãe.